domingo, 5 de abril de 2009

O milagre do pão ou receita para fazer Poema

Para fazer o poema
é preciso pôr a mão na massa.
Escolher os ingredientes:
As palavras na medida certa
Trigo e fermento
para o poema crescer.
Uma pitada de sal não pode faltar.
Açúcar, um pouquinho só:
dos açucarados devemos ficar longe.
Mas há poema doce e de sal,
Sovado, light, integral.
Capriche na forma e evite as formas.
Não enfeite demais,
No miolo está o valor do poema.
Mexa, remexa, trabalhe bastante.

É preciso comer o pão que o diabo amassou,
Mas não deixe o suor à vista.
Pequenos cortes darão vida
e consistência.
Quando estiver pronto,
deixe-o descansar na gaveta.
Não há forno para poema.
É no calor do leitor que crescerá.
Muitos dizem que ele não é necessário,
mas a alma precisa comungar com a poesia.
No poema a hóstia será consagrada
e o pão nosso virá a cada dia.
Augusto Sérgio Bastos
Publicada por Lena Almeida

5 comentários:

Aparecida disse...

Olá Lena!
Saudades!
Gostei do título do seu novo blogue!
Acho bom ficar por cima do muro também!
Saudações pela Páscoa!
Beijinhos
Aparecida

Carolina disse...

Vamos lá então sentar em cima do muro e comer este belo poema com cheirinho a pão quente.
Gosto do nome que puseste no blog.
Não sabia sequer que tu o tinhas, ainda bem que avisaste. Já lhe dei uma voltinha e gostei.
Ainda um dia vamos ter um blog escrito em italiano(!!!...) Que te parece?
Com o "balanço que levamos", tudo pode acontecer. Gostaria de meter no meu blog o endereço do teu, mas não sei fazê-lo; tenhop de pedir à Teresinha que me ensine.
baci baci
;)

Anônimo disse...

Ficou muito giro esse Poema do Pão estou a gostar de te ver a postar no teu blog, um grande beijo.Já viste o meu novo. Mas no meu ficou os comentários de outra maneira,

Jelicopedres disse...

Que bonito, Lena!
Também gostei muito dessa "receita".
Faziam-me falta, as tuas palavras.
A maneira como selecionas os teus "gestos" de escrita, são bem um espelho da tua alma...
Adoro!
Beijinhos e, Feliz Páscoa.
(^_^) ;)

Letucha Almeida disse...

Feliz Páscoa atodos!!
Beijinhos